quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mês de Janeiro, mês de Oxosse

Oxosse: O Caçador, Rei das Matas. 
Oxosse é considerado o Grande Caçador, Rei das Matas fechadas e florestas. Suas atribuições são a fartura, pois como caçador é ele quem traz para a tribo o alimento e as ervas medicinais. De natureza telúrica vibra sobre tudo que nasce sobre a terra, exceto as plantas tóxicas e venenosas. 
Na Umbanda, Oxosse é sincretizado como São Sebastião. Comemora-se seu dia em 20 de Janeiro. Seu dia da semana é quinta-feira. Seu símbolo e instrumento são o Arco e a Flecha . 
Sua cor é o verde. E sua saudação O Oxosse!ou OkÊ ARO! 

Na Umbanda atribuímos a linha dos caboclos e índios a Oxosse, por analogia. Sendo a saudação dos caboclos, “Okê caboclos!” 
É também protetor dos animais, e abomina a caça predatória. Afastando de seus domínios caçadores incautos. E também aqueles, que querem destruir as florestas. Olorum assim deu as Matas a Oxosse e elas nos transmitem a energia dele, ele também possui o poder da cura, por estar em contato com a mata, e por consequência com o Orixá das folhas e ervas terapêuticas e litúrgicas, Ossain. 

Suas oferendas são: Vela verde, samambaia, abobora do tipo moranga, espigas de milho, canjiquinha amarela (quirela), frutas, côco verde, cerveja branca (em alguns terreiros), suco de frutas, quibebe de carne seca com abobora. 
Seu ponto de força é a mata e para Pai Oxosse também podemos fazer uma oferenda consciente. 
Devemos tomar extremo cuidado ao ascender velas na mata ou em qualquer outro local. Verifique se no local, onde irá ascender, a vela, não há folhas e galhos secos, se houver afaste-os. Firme a vela em cima de uma pedra, ou cave um buraco na terra, para que sua volta fique protegida. 
A moranga já é um ótimo recipiente para colocar as oferendas pra Oxosse.  Um bom exemplo é fazer a canjiquinha de milho, colocar de dentro da moranga, e ascender a vela verde no centro da moranga. Isso pode evitar um incêndio na mata. 
O coco verde também serve como recipiente para depositar as bebidas e sua própria água já é de agrado Dele. 
Assim como Oxosse, as entidades de Umbanda, Caboclos e Índios, também recebem suas oferendas na mata.  Porém deve-se consultar a entidade para saber, quais suas preferências. 
Geralmente os caboclos usam charutos, e também devemos observar os cuidados ao ascendê-los, como fazemos com as velas. 

Uma vela acesa na mata de modo errado, em dia de sol muito quente com umidade do ar baixa, pode causar um incêndio de proporções catastróficas. Prejudicando uma diversidade biológica imensa. E até atingindo sítios, chácaras ou outra moradia que por um acaso estiver ali. O impacto ambiental seria gigantesco.  
Pai Oxosse, que cuidemos de sua casa, para que ele possa continuar nos provendo de seus alimentos e sua cura. 


Pense Nisso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário