Bom dia amigos e irmãos de fé!
Nesse dia 2 de fevereiro, os Candombles e algumas casa de Umbanda comemoram o dia da Rainha do Mar, minha Mãe Iemanjá, sicretizada nesse dia como Nossa Senhora dos Navegantes. Nesse periodo acontecem procissões e festejos, por todo o litoral brasileiro.
Iemanjá é um dos Orixás mais cultuados e o mais comemorado aqui no Brasil. É festejada em Dezembro, no final do ano, em 2 de fevereiro e em 15 de agosto, em alguns trreiro de Umbanda (nossa casa, por exemplo), quando Iemanjá é sincretizada, como Nossa Senhora da Gloria, ou dia da Assunção de Nossa Senhora.
Iemanjá é considerada, a mãe de todas as cabeças, na mitologia Yorubá é a mãe de diversos Orixás, como Oxossi, Ogum e Exu.
No Brasil, foi a ela atribuido o reino dos mares, pois segundo a lenda era ela quem protegia os negros escravos vindos da África, nos navios negreiros.
Conhecida também como Janaína, Inaê, Sereia, Rainha do Mar, entre outros. Ela chefia a Linha das Águas na Umbanda.
Iemanjá é a Orixá da harmonia familiar, da criação, regendo a criatividade. Também considerada Orixá da maternidade, Mãe amorosa com seus filhos. Diz-se que é Iemanjá quem segura a cabeça do rescem nascido, na hora do parto.
Dessa Linha, também estão as Orixás: Oxum, Nanã e algumas Iansãs. Apesar que as duas Últimas correspondem a Linha das Almas (com Obaluaê/ Omulú) e da Lei (com Ogum. Somente Iansã). A Linha da Águas representam também todo o Povo das Àguas, como Marinheiros e Marujos, Ondinas e Sereias.
O dia da semana dedicado a Iemanjá é o Sábado. Suas cores são o Azul claro, o branco, o prata e o verde água. Usa-se mais comumente na Umbada o Azul Claro.
Suas oferendas são rosas brancas,palmas brancas, velas azuis ou brancas, manjar branco, arroz doce, perfumes, cidra, espelhos.
Suas frutas são melancia, graviola e uvas brancas
Comidas: Manjar branco, Feijão branco com camarão, pescada assada, muqueca de peixe.arroz doce.
Bebida: Sidra,
Saudação, Odoiá! Odofeabá! Odociaba! Que em tardução livre significa: "Amada Senhora das àguas"
Lembrando que cada casa de Umbanda, tem seu modo de Louvar, os Orixás. Essa é somente uma explanação de como nós da TUJPC o fazemos.
Uma dica: Quando for fazer suas oferendas a Nossa Mãe Iemanjá, tome certos cuidados, em prol do meio ambiente. Afinal, a natureza é o ponto de força dos nossos Pais e Mães Orixás.
Tome cuidado ao ascender velas, certifique-se que não há nada inflamávrl proximo ao locas. Ascenda a vela para Iemanjá em cima de um pedra ou cave um buraco na areia (isso também proteje a vela do vento). Não deixe, garrafas, frascos, pratos, objetos plasticos na praia ou jogados no mar. Despeje o conteudo das garrafas ou frascos de perfumes, nas aguas do mar e jogue os recipientes no lixo.
No caso de comidas, Procure fazer bandejas naturais, com folhas de bananeira. A Própria casa de melancia também serve como recipiente. Os espinhos das rosas devem ser sempre tirados.
Use a imaginação, e faça uma oferenda consciente. Com o menor impacto ambienttal possível. Mãe Iemanjá agradece.
Abraços e muito Axé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário