As Sete Linhas De Umbanda
2/3/2010 10:17:24
Sete linhas de Umbanda:
Existe uma series de explicações de vários autores Umbandistas a cerca das Sete Linhas de Umbanda. Eu entendo que as Sete Linhas são as sete vibrações divinas, regidas por elementos da natureza, fazes da vida, sentimentos e ensinamentos Divinos, e por Sete Orixás Maiores. Como tudo é regido por sete no Universo: sete cores do arco-íris, sete notas musicais, sete pecados capitais, sete chácras principais etc. E tudo vem de Deus
Segue as sete linhas como eu as entendo:
Linha Etérea, ou regida por Oxalá: É a primeira linha, o patamar mais auto, o divino. Onde se encontram todos os seres maiores de luz. Oxalá, Jesus, Buda... Deus Único.
Linha do conhecimento universal, da criação, da sabedoria divina. Do branco. Onde se encontra todo o sagrado. Da onde tudo vem e para onde tudo vai. São todas as linhas numa só.
Linha das Águas: regida por Yemanjá: Nela se encontra todos os orixás femininos das águas, Oxum (dos rios, cachoeiras, riachos, águas doces corrente em geral), Nanã (orixás dos lagos, fontes, lagoas, poços, águas que não correm). Todas as entidades e elementais, tantos de água doce como de água salgada. Ondinas, sereias. Etc... Linha do principio feminino. Da concepção, da maternidade, da beleza, sensualidade. Tudo nasceu da água. Na linha das águas também entram os guias como Marinheiros e Marujos, que também podem obedecer aos respectivos orixás de cabeça dos médiuns. Caboclas das águas, apesar de o comando geral de todos os caboclos ser de Oxosse.
Linha de Ogum ou da Lei Divina: Regida por Ogum o orixá guerreiro e ferreiro. Também engloba Iansã orixá guerreira e das tempestade, que aparece também na linha de Xangô. Seu elemento e o ar e seus locais são os caminhos, seja de terra, estradas, estradas de ferro etc. nela estão todos os espíritos caminheiros, como boiadeiros e guerreiros. Na Umbanda também os Exus de Lei são comandados pelo Orixá Ogum. Esses são os poderes executivos da Lei. Os Exus de Lei trabalham nas Trevas a favor da Luz. Todo o conhecimento de trabalhos de ferro, armamentos são creditados a Ogum, o Metalúrgico de Aruanda.
Linha da Justiça Divina ou de Xangô: Regida pelo Orixá Xangô o Rei da Justiça Divina, do fogo Sagrado, do Raio e do Trovão, das Pedreiras e Cachoeiras de altas quedas. Junto a ele Está também Iansã, nas tempestades, nos ventos, pois essa também compartilha de seu poder. Seu elemento é o fogo.
Linha de Oxosse ou das Matas: Regida pelo Orixá Oxosse, o caçador. Comanda os caboclos de penas. Essa linha rege o conhecimento prático, a verdade, a cura através das ervas, protetor as das matas e animais selvagens. Linha da Prosperidade e fartura. Caçador de Almas perdidas.
Linha dos Erês: Regida por Ibeji, orixá infantil, na mitologia africana são os gêmeos filhos de Iansã. Comandante das nossas amadas crianças ou Erês, espíritos de aspecto infantil, que se apresentam como crianças de variadas idades, raças e temperamentos. Nessa linha impera a alegria, a inocência da infância, o frescor da juventude e a sabedoria infantil. Suas cores são diversas, predominando sempre rosa e o azul claro, seus elementos também são diversos de acordo com cada orixá de cabeça.
Linha das Almas ou de Obaluaê/ Omulú: Regida pelo Orixá Obaluaê / Omulú, o novo e o velho. Da cura de doenças graves, da morte, guardiões dos portais de passagem, seu campo sagrado é o cemitério. Também engloba a Orixá Nanã Buruque a mais velha, a anciã, aquela que espreita a morte e dita o destino. Linha da transformação e da transmutação. Comandante das linhas dos pretos e pretos velhas, os Baianos, Malandros, Cangaceiros etc. Eguns (espíritos dos mortos). Nessa linha também encontramos os espíritos de cura como Bezerra de Menezes, e os chamados “espíritos de mesa branca”. Rege a ancestralidade, o conhecimento profundo e oculto, a cura, a humildade. E o fim, para um novo recomeço.
Por: Janaína de Souza
*Lembrando que essa é a minha visão. Gostaria que os visitantes colocassem comentarios. Correções, adições etc...
Que Oxalá abençoe a todos.
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