Saravá á todos!
Essa semana de feriado prolongada, foi muito proveitosa.
Dia 15 de Novembro, dia da Institucionalização da Umbanda, tivemos aqui em nossa cidade, o IV Seminário A bandeira Branca da Umbanda na Diversidade Contemporanêa. Organizado pela minha amiga Mãe Benedita de Oliveira. Foi muito interessante o evento e proveitos. O Seminário contou com a presença de diversas autoridade, e lideres das religiões de matrizes africanas. Tivemos palestras interessantes, com temas como intolerancia religiosa. E apresentações culturais.
O ponto alto do evento, para mim, foi a declaração e a história dos indíos Karibokas do Brasil. O Pagé Laguna, da tribo Lobo Velho, de Pariqueraçú, com seu jeito simples de falar, tocou o meu coração e os de muitos que lá estavam presentes. Sua oração e dança, foram emocionates. Eu e outros choramos de emoção. Tocou o coração e na ferida de muita gente também...rsrsrs...
O que mais deixou a desejar no evento, foi a falta dos terreiros umbandistas da região. Deu para notar a falta de união do povo de Umbanda.
O evento era para os umbandistas e a maioria de líderes religiosos que lá estavam eram de Candomblé. O que me pareceu é que o Candomblé apoia mais a causa umbandista, de igualdade racial, religiosa etc, do que os próprios umbandistas. O que ao meu ver é uma vergonha.
Porém a Tenda de Umbanda Pai Joao da Caridade, marcou presença, e festejou. Tocamos, cantamos e dançamos, no melhor estilo umbandista.
No dia 17, realizou-se na TUPJC, a tardicional festa em homenagem aos Guardiões: Exu e Pomba-Gira. Foi uma excelente comemoração.Com muitas revelações... hahahahahahahahaha...
Só quem esteve lá, sentiu a força e a energia maravilhosa dessa gira.
estou reunido as fotografias do Seminário e da decoração da Festa, e postarei prontamente.
Tenho mais motivos de alegria: no JUS Jornal de Umbanda Sagrada desse mês, foi publicado um texto psicografado por mim, pelo espírito Vovó Cambinda, que fala sobre o Perdão. Fiquei realmente muito contente, com a oportunidade que o Alexandre Cumino, abriu para os médiuns e estudantes da religião de Umbanda, publicarem seus textos e psicografias. E por eu poder passar os ensinamentos, da vózinha, para mais pessoas.
A próxima gira será dia 01 de dezembro, a Festas das Santas. Vamos saudar nossas amadas Yabás. Contamos com sua presença, para receber o Axé das nossas Mães.
Um abraço à todos e que Oxalá abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário