terça-feira, 29 de maio de 2012

Imagem de Iemanjá em São Vicente.

 
 Queridos amigos, defensores da liberdade religiosa e irmãos de fé,

Precisamos nos unir para vencer mais um desafio contra a intolerância religiosa.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas o Município de São Vicente recebeu em novembro do ano passado, doado por Dr. Laercio Benko Lopes e Imagens Bahia e com o Apoio do Primado Primado Do Brasil - Presidido por Mãe Cidinha - e da Associação Filhos Aruanda - Presidido pela Mãe Benedita Oliveira, uma imagem de Yemanja para ser colocada em uma das praias daquele município.

No entanto, até o presente momento, o projeto de lei para a colocação da imagem não passou na Câmara dos Vereadores, ao que tudo indica, dada a repercussão do tema nos jornais e demais mídias da cidade, em razão de pratica de intolerância religiosa.

Alguns vereadores que são de outro segmento religioso se manifestaram contra a colocação da imagem, houve manifestação de professos de outro segmento religioso contra a instalação da imagem, cuja inauguração deveria ter ocorrido em 15 de novembro de 2011.

Neste final de semana, algumas lideranças da umbanda na baixada santista estiveram reunidas para deliberarem sobre quais medidas a comunidade umbandista poderia adotar para solucionar a questão.

Decidiu-se pela elaboração de documento em forma de abaixo-assinado, requerendo que o poder publico cumpra como seu papel e dê a correta destinação à imagem de Yemanjá, visto que após a Doação passou a integrar o patrimônio publico municipal.

O município mais antigo do Brasil, fundada em 1532, por Martim Afonso de Souza, por meio de seus administradores públicos poderia dar exemplo ao resto do país e perpetuando a sua história de pioneirismo ser um município que se compromete com a defesa das garantias constitucionais, da liberdade religiosa e a fomentação de uma cultura de paz e de respeitos à diferenças.

Acredito que dentro em breve teremos, dado o comprometimento da administração pública daquele município, assim como de sua Câmara de
Vereadores com o Estado Democrático de Direito, uma solução digna para o caso da instalação da imagem de Yemanjá.

A todos nós umbandistas, cabe nos solidarizarmos com os nossos irmãos da baixada e nos mobilizarmos para vermos essa imagem colocada, junto ao Mar.

Aos brasileiros cabe a pratica do exercício do respeito às diferenças, visto que mais que um simbolo religioso, a colocação da imagem será a concretização do princípio da equidade, visto de outros tantos seguimentos religiosos possuem seus símbolos ou expostos ou nominando áreas publicas.

Convido a todos os defensores da liberdade religiosa, sobretudo aos irmãos umbandistas a se unirem nesta luta.

Meus respeitos e meu muito obrigada a todos.

Peço que aos que se sensibilizarem com a causa que se manifestem, quanto maior o numero de pessoas, mas força teremos junto ao poder Público.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2891961278007&set=a.1434344158490.51228.1829535259&type=3&theater
 
Essa Mensagem foi escrita pela minha amiga, irmã de fé e advogada Juliana Ogawa, que está junto com a gente nesta luta.

sábado, 12 de maio de 2012

Feliz dia das Mães.

Boa noite irmão e amigos!


Querodixar aqui registrado, o meu carinho à todas as mães. 
Sejam carnais ou espirituais.
E principalmente a minha mãe Mariado Carmo, que o é duas vezes. Primeiro é minha mãe de sangue, depois é minha "mãe de santo". Cuidando sempre do caminho de seus filhos, seja do lado físico ou espiritual.
Hoje tamb´rm sou mãe, e sei desse amor que sempre ouvi dizer, mais não tinha noção do quão grande e verdadeiro é.
Uma filha pode amar uma mãe, porém, quando ela se torna mãe, é que vai saber o quanto sua mãe a ama.
Mãe te amo demais da conta, simplesmente pelo fato de você ter me dado a vida, me trazido a Luz, de várias maneiras.
 Você é uma pessoa abençoada pelos Orixas. Guerreira como Iansã e Ogum, porém maternal e doce como Iemanjá.
Muitas vezes nos divergimos, por você aceitar todos de braços abertos, por quaerer ajudar a todos, por aceitar a todos, não só como filhos espirituais, dentro da religião, mas por aceitar todos como filhos reais, dentro do coração. E como esse coração é enorme.
Agradeço, por ter tido a oportunidade de estar ao seu lado mais uma vez, por poder ser sua filha duas vezes.
Que nossos amados Orixáse todos os guias de Aruanda, continuem te protegendo e te dano sabedoria e saúde, para  que você possa amar e continuar ajudando aqueles que necessitam. Seja materialmente ( que a gente sabe ser um pouco difícil, porém fazemos o que podemos), como espiritualmente.
Obrigada mais uma vez minha mãe.
Essa é minha singela homenagem para você.

Salve todas a s mamães!
Salve Iemanjá, Iansã e Oxum!
Salve Nanã e Obá!
Salve todas as mamães desencarnadas, que hoje tem luz o suficiente para ajudar seus filhos encarnados  ou não.
Rogo a mãe maior, que acalante os corações  das mães que hoje passam  dificuldades com seus filhos.
Peço que ilumine o coração e a mente daquelas mães que tem dúvidas, que não se sentem tão mães. Que se crie um vinculo de amor e harmonia entre mães e filhos desencontrados, que não se dão bem, que acham que não possuem afinidades.
Peço para Mamãe Oxum e Mãe Iemanjá, que abençoe aquelas mulheres, que desenjam ser mães e por algum motivo não podem. Ou tem dificuldade. Que suas vidas se tornem ferteis.  E se por um acaso Deus nãos lhes derem um filho de sangue, que encontre um filho de coração e espirito.


Que Oxalá abençoe a todos!
E feliz dia das Mães!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Um grito de Liberdade

Em homenagem ao 13 de maio, dia da abolição da escravatura e dos nos amados Pretos-Velhos, coloco esse trecho, de um ponto cantado que achei num Cd do Festival de Curimba acho que de 2011.

"Um grito de liberdade
E a corrente se quebrou

Um grito de liberdade.
Um grito me acordou.

Dentro de um canavial
Um negro se libertou,

E lá não tinha pra ele
nem chibata e nem feitor.

E lá não tinha pra ele
Nem senzala e nem senhor."

Vou procurar direito o nome do autor e do cantor de curimba. Depois posto aqui.

Abraços.